Jig Head

Varas Customizadas para Jig Head - Waka Custom Rods

O jig head para o robalo, embora possa ter variações, é uma técnica de pesca de fundo, onde o pescador precisa ter contato com a isca o tempo todo. O trabalho básico consiste em arremessar a isca, esperar que chegue até o fundo, e então iniciar o trabalho com toques de ponta de vara, fazendo a isca saltar. A folga de linha é recolhida com a carretilha ou o molinete antes de se iniciar um novo toque de ponta de vara.

O pescador irá encontrar situações de correnteza (maré) e vento que irão dificultar o seu trabalho. Por isso, além de ser necessário utilizar o multifilamento mais fino que puder para evitar "barriga" ou folga de linha, é fundamental que a vara tenha sensibilidade para transmitir o que está acontecendo debaixo d'água para a mão do pescador. Com uma vara sensível é possível sentir além da batida do robalo, que muitas vezes pode ser sutil, mas também o tipo de fundo, como pedra, areia, lodo ou vegetação.

Como escolher a vara para jig head? Posso dizer que o carro chefe da Waka Custom Rods no seu início em 2011 foram as varas para jig head, quando ainda existiam no Brasil pouquíssimas opções de varas de fábrica que atendiam a essa necessidade. Daqueles tempos até hoje trabalhamos com muitos blanks, de diversas marcas, como St. Croix, Lamiglas, MHX, Phenix, North Fork, F3 Platinum. Neles colocamos componentes diversos, e acreditem, tudo influencia no desempenho dessas varas tão técnicas, desde o material utilizado no cabo, preenchimento de reel seats, até os passadores. E seguimos diariamente ligados às novas tecnologias para oferecer o máximo de desempenho e sensibilidade para o pescador.

  • Jig Head 8 lbs: é o finesse da pescaria de robalos, principalmente para a pesca de robalo peva em rios. Para jig heads de 3,5 a 6 g. Normalmente montamos para uso com molinete pra facilitar os arremessos.
  • Jig Head 10 lbs: varas leves e muito sensíveis, excelentes para pescaria de robalo peva em rios. Jig heads de 3,5 a 10 g.
  • Jig Head 12 lbs: para uso tanto em rios como nas baías, se destacam pela versatilidade, pois trabalham bem com jig heads de 5 a 12 g, os mais utilizados nas regiões Sudeste e Sul.
  • Jig Head 14 lbs: são varas "coringa" pois trabalham em uma faixa intermediária de pesos de jig head, indicadas para 7 a 14 g.
  • Jig Head 17 lbs: nas 17 lbs começa um power fishing de robalos, com jig heads entre 10 e 17 g com softs de 9 cm ou mais, com foco principalmente no robalo flecha ou na pescaria de costeira, onde podemos encontrar outras espécies de peixes mais fortes.
  • Jig Head 20 lbs: são as varas mais indicadas para quem vai se dedicar à pesca do robalão. Para jig heads de 14 a 28 g e softs de 10 a 14 cm, varas potentes para ferradas consistentes (lembre que peixes grandes tem a boca mais dura)
  • Jig Head 25 lbs: varas mais robustas para quem pesca pesado, com jig heads de 17 a 35 g

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e te ajudaremos a escolher as melhores varas para cada situação.

Confira também